A surpreendente derrota na última rodada do Apertura frente ao Fénix e que custou o título do torneio também ocasionou mudanças internas. Logo após o revés, ainda no vestiário, Rodolfo Arruabarrena comunicou sua saída e que acreditava que seu ciclo havia se encerrado. Pois bem, em menos de um dia após seu pedido de renúncia, a diretoria do Nacional já achou seu substituto. Campeão uruguaio e semi-finalista da Copa Libertadores 2009, Gerardo Pelusso retorna com objetivo de sempre: vencer.
O sonho de ter Pelusso comandando a equipe novamente era algo que torcedores e dirigentes sempre procuravam. A cada saída no comando técnico se especulava seu retorno que por muitas vezes acabou sendo frustrado. No entanto, agora o treinador acabou por aceitar o novo convite vindo da diretoria e assinará um contrato de um ano e meio.
''Dirigir um clube como Nacional é sempre um desafio transcendente, e que faz automaticamente o treinador correr riscos. Isso é implícito, mas não nos preocupamos.'' - disse Pelusso hoje, quando entrevistado sobre sua chegada.
PASSADO TRICOLOR.
A história do treinador dentro da casamata do clube começou no segundo semestre de 2007. Um mau início de temporada fez Daniel Carreño ser demitido, e a primeira opção foi a do recém campeão uruguaio com Danubio e que estava dirigindo Alianza Lima-PER, time que também havia conquistado o título nacional em seu comando.
Após uma estreia perdendo por 2x0 enfrentando justamente o Danubio, Pelusso fez o time crescer e não perdeu mais no ano. No entanto, o restante foi decepcionante com um mediano 5º lugar no Clausura. As coisas começariam a mudar ainda naquela temporada com a conquista da Liguilla frente ao Defensor Sporting, dando vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Depois conseguiu outro Campeonato Uruguaio, e a gloriosa campanha em 2009 onde a equipe parou somente nas semi-finais, sendo batida pelo campeão Estudiantes de La Plata-ARG.
O saldo da passagem de Pelusso foi extremamente positivo. 38 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, tendo um aproveitamento total de 67% e somando 127 pontos de 189 possíveis. Agora, a expectativa é que isso se repita a partir do início de 2014, e que o treinador lidere a equipe como já fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário