Campeonato Uruguaio acabou no campo, mas ainda é assunto no país. Neste último final de semana houve a premiação do torneio realizado pelo jornal El Observador, onde mais de cem jornalistas elegeram diversos jogadores em várias categorias. Quem também participou foi o público que elegeu seus preferidos para cada posição.
Na eleição de melhor jogador, não teve nem disputa. Um total de 83 jornalistas escolheram Marcelo Zalayeta como craque do torneio e o atacante carbonero levou o prêmio. Com cinco votos ficou seu companheiro Antonio Pacheco. Logo atrás vieram com três votos computados o zagueiro Carlos Valdez, o meia Giorgian de Arrascaeta e o também meia Maximiliano Rodríguez.
Outra votação que teve larga vantagem foi a de melhor equipe. Campeão Peñarol logicamente venceu e teve um total de 76 votos. Em segundo lugar veio o River Plate, de ótima campanha, que contou com a adesão de 16 jornalistas. Defensor Sporting foi outro clube lembrado.
Passando para a escolha dos melhores por posição, a de goleiro teve como escolhido o jovem Martín Campaña, que apenas disputou o Clausura, mas que agradou a todos nessa passagem pelo Defensor Sporting. Ele venceu o antigo detentor do prêmio, que foi Jorge Bava, do Nacional. O violeta teve 43 votos enquanto o tricolor chegou perto, com 39.
Na defesa, quem levou melhor foi o zagueiro campeão Carlos Valdez. E se a votação para goleira foi acirrada, a de defensor foi bem folgada para o carbonero. Ele foi escolhido o melhor da posição com 86 votos e o segundo colocado teve apenas três, que foi o lateral-direito Emilio Zeballos, do Defensor Sporting.
Para o meio-de-campo tiveram duas votações. Melhor volante e melhor meio-campista. No primeiro quesito quem foi o mais votado foi o darsenero Gonzalo Porras, que teve 40 votos. Abaixo dele esteve Marcel Novick, que foi escolhido por apenas 17 jornalistas. Para melhor meia, quem teve a maior quantidade de adeptos foi Maximiliano Rodríguez, ex-Wanderers e que está jogando no Grêmio atualmente. Antonio Pacheco e Giorgian de Arrascaeta também foram lembrados, com 17 votos cada.
Ao ataque, também não houveram dúvidas. Marcelo Zalayeta, o craque do campeonato, não poderia ficar de fora. Ele foi o que venceu com maior vantagem sobre seu segundo colocado. 88 jornalistas votaram no centroavante manya enquanto Iván Alonso ficou na vice-posição com apenas cinco.
A votação de treinador foi a maior das surpresas. Assim como aconteceu na temporada passada onde Marcelo Gallardo, campeão, perdeu o prêmio para Gustavo Díaz, à época no Defensor, este ano o vencedor do torneio não faturou a escolha de melhor técnico. Jorge da Silva perdeu para Guillermo Almada, do River Plate. 52 a 38 para o darsenero.
Além da votação para as posições, também houveram outras premiações, como para o artilheiro, revelação, melhor árbitro, melhor estrangeiro, melhor preparador físico e melhor dirigente.
Apesar de não se destacar tanto na segunda metade do torneio, Juan Manuel Olivera faturou a artilharia com 18 gols em 30 jogos. Giorgian de Arrascaeta ganhou de disparada como jovem revelação, tendo 75 votos contra 7 de Felipe Avenatti. Darío Ubríaco também não teve concorrentes e levou o prêmio de melhor juiz. De melhor estrangeiro foi Israel Damonte o escolhido, superando seu companheiro Efraín Cortés. Na preparação física, Marcelo Tubolvitz levou o bi. Temporada passada faturou estando no Nacional e agora, estando no River Plate. E para o melhor dirigente, ganhou o presidente do Peñarol, Juan Pedro Damiani.
Por último, foi eleita a seleção do Campeonato Uruguaio. 4-4-2: Martín Campaña (Defensor Sporting); Emilio Zeballos (Defensor Sporting), Carlos Valdez (Peñarol), Ramon Arias (Defensor Sporting)/Efraín Cortés (Nacional) e Lucas Olaza (River Plate); Gonzalo Porras, Antonio Pacheco (Peñarol), Giorgian de Arrascaeta (Defensor Sporting) e Maximiliano Rodríguez (Wanderers); Iván Alonso (Nacional)/Fabián Estoyanoff (Peñarol) e Marcelo Zalayeta (Peñarol).
Lista dos ganhadores:
Craque do campeonato: Marcelo Zalayeta (Peñarol)
Melhor goleiro: Martín Campaña (Defensor Sporting)
Melhor defensor: Carlos Valdez (Peñarol)
Melhor volante: Gonzalo Porras (River Plate)
Melhor meia: Maximiliano Rodríguez (Wanderers)
Melhor atacante: Marcelo Zalayeta (Peñarol)
Melhor treinador: Guillermo Almada (River Plate)
Melhor preparador físico: Marcelo Tulbovitz (River Plate)
Melhor equipe: Peñarol
Melhor árbitro: Darío Ubriaco
Jogador revelação: Giorgian De Arrascaeta (Defensor Sporting)
Melhor dirigente: Juan Pedro Damiani (Peñarol)
Melhor jogador estrangeiro: Israel Damonte (Nacional)
Artilheiro: Juan Manuel Olivera (Peñarol)
Os escolhidos dos torcedores:
Craque do campeonato: Marcelo Zalayeta (Peñarol) 6.016 votos
Melhor goleiro: Martín Campaña (Defensor Sporting) 9.016 votos
Melhor defensor: José María Giménez (Danubio) 7.358 votos
Melhor volante/meia: Fabián Canobbio (Danubio) 5.782 votos
Melhor atacante: Marcelo Zalayeta (Peñarol) 6.596 votos
Melhor treinador: Guillermo Almada (River Plate) 7.508 votos
Nenhum comentário:
Postar um comentário