sábado, 23 de fevereiro de 2013

PEÑAROL E FÉNIX SE ENFRENTAM NO CENTENÁRIO.


Campeão do Torneio Apertura e já garantido na final do Campeonato Uruguaio, Peñarol começa o Clausura bem mais tranquilo em relação ao início de seis meses atrás. O adversário foi o único algoz dos manyas na competição passada. Fénix fez 4x3 no Peñarol e foi a única equipe a vencer o hoje campeão do Apertura.

As diferenças do lado carbonero na véspera do torneio passado são grandes. O Peñarol iniciava mais um campeonato com a responsabilidade em ir a uma final, algo que nas duas últimas finais não aconteceram (Nacional e Defensor decidiram o campeonato por duas vezes consecutivas.) A temporada passada havia sido desastrosa. Saída de Aguirre no que rematou em diversas trocas de técnicos, más contratações, pífia campanha na Copa Libertadores... A cobrança por resultados de uma torcida acostumada a ganhar viria a aumentar cada vez mais se o resultado dentro de campo não fosse satisfatório.

Com todos esses fatores, o Peñarol foi em campo e pegou um Fénix encardido. Em um jogo com muitas idas e vindas, os de Capurro venceram por 4x3 e poderiam colocar mais um ponto de interrogação na cabeça dos torcedores em relação ao time. Porém, essa derrota no início se mostrou ser apenas um tropeço na trajetória. Nas outras quatorze rodadas, mais nenhuma derrota aconteceu. 36 pontos (11 vitórias e 3 empates) foram o suficientes para que o time comandado por Jorge da Silva conquistasse o título do Apertura. Além disso, na Copa Libertadores, dois jogos e duas vitórias, 100% de aproveitamento e liderança do grupo.

Isso tudo faz com que o Peñarol inicie um ''curto campeonato'' muito mais tranquilo do que anteriormente. Foco na Libertadores, garantido na final, torcida bastante satisfeita, jogadores de qualidade... Mas o Fénix quer aprontar novamente pra cima dos mirasoles. Dirigidos por Eduardo Favaro, a equipe terminou a competição na 5ª colocação, bem diferente do torneio passado, onde esteve bastante tempo na parte de baixo da tabela. Mesmo sem seu artilheiro Mauro Guevgeozian, se mantiveram alguns bons jogadores como Rodrigo Rojo e Hernán Novick, e conta em sua zaga com um jogador que recém saiu dos Peñarol e quer mostrar que ainda poderia ser útil. Juan Alvez foi contratado um ano atrás, dispensado no final dessa temporada e está integrado ao grupo do Fénix.

Sobre as escalações, o Peñarol não vai com a força máxima para o jogo de hoje. A ideia de Jorge da Silva é poupar alguns dos principais jogadores para a continuação da Copa Libertadores. Dos onze que começaram o jogo contra o Emelec, podem ter seis novidades. Na defesa, continuam Carlos Valdez e Alejandro González, mas saem Darío Rodríguez e Aureliano Torres para as entradas de Damián Malacuso e Nicolás Raguso ou Walter López. No meio-de-campo, existem dúvidas. O que é certo é que Sebástian Cristóforo dá seu lugar na equipe para Carlos Grossmüller retornar. Seu parceiro na volância ainda não se sabe, se permanece Marcel Novick, ou se Miguel Amado entra e faria sua estreia com a camisa carbonera. Nas pontas, no lado esquerdo retorna Jorge Zambrana, enquanto na direita, Fabián Estoyanoff e Matías Aguirregaray são as alternativas. Por fim, no ataque, Juan Manuel Olivera é titular, e ao seu lado, pode ser Marcelo Zalayeta, ou Carlos Nuñez, que a exemplo de Amado, também estrearia com a camisa mirasol.

Do lado do Fénix, Favaro já definiu toda a sua equipe titular. O panamenho Luís Mejía é o goleiro. Na defesa, Marcos Mansulino, Ignacio Pallas, Juan Alvez e Rodrigo Rojo. Meia-cancha com Rafael García, Rivero, Claudio Rivero, Juan Manuel Ortíz e Jonathan Pérez. Ataque com Hernán Novick e Miguel Puglia.

Peñarol: Enrique Bologna; Alejandro González, Carlos Valdez, Damián Macaluso, Nicolás Raguso/Wálter López; Marcel Novick/Miguel Amado, Carlos Grossmüller, Jorge Zambrana e Fabián Estoyanoff/Matías Aguirregaray; Marcelo Zalayeta/Carlos Núñez e Juan Manuel Olivera.
Treinador: Jorge da Silva

Fénix: Luis Mejía; Marcos Mansulino, Ignacio Pallas, Juan Alvez e Rodrigo Rojo; Rafael García, Claudio Rivero, Juan Manuel Ortíz e Jonathan Pérez; Hernán Novick e Miguel Puglia.
Treinador: Eduardo Favaro

Estádio: Centenário.
Horário: 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário