O Defensor Sporting venceu hoje a tarde o El Tanque Sisley e confirmou, com uma rodada de antecedência, o título do Clausura 2012, garantindo uma vaga nas finais do campeonato, onde vai enfrentar o Nacional.
Enfrentando o El Tanque Sisley, que não faz um bom campeonato, o Defensor Sporting entrou em campo com total favoritismo para vencer a partida e confirmar o título. O favoritismo se confirmou em campo, com um gol logo aos 11 minutos do primeiro tempo, com o jovem Federico Pintos, de apenas 19 anos, revelação dos violetas.
O segundo gol violeta foi marcado no início do segundo tempo, numa cobrança de pênalti convertida com o capitão Nicolás Olivera. Olivera, contratado nessa temporada, é um dos grandes ídolos da história recente do clube. A torcida de violeta se denomina "la Banda Marley", justamente em homenagem a Nico Olivera, declaradamente fã de Bob Marley. Apesar de toda a idolatria ao capitão, Nico nunca foi campeão com a camiseta violeta, podendo conquistar o seu primeiro título nessa temporada.
Aos 19 minutos do segundo tempo o Defensor Sporting marcou pela terceira vez, agora com Diego Ferreira, para confirmar a conquista do Clausura e mostrar a força do plantel violeta, que, entre as péssimas campanhas uruguaias na Libertadores, foi o único uruguaio a disputar a classificação até a última rodada.
Para a festa violeta ser total, só faltou um tropeço do Nacional diante do Wanderers, o que colocaria o campeão do Clausura como líder da "Tabla Anual", que define qual time estará na final do Campeonato. Os campeões do Apertura e do Clausura disputam uma semifinal única e por isso a importância de ser o líder da "Tabla Anual".
A diferença na "Tabla Anual" é de 2 pontos, ficando assim a decisão para a última rodada do Clausura. O certo é que a disputa pelo título de Campeão Uruguaio 2011/12 será entre Nacional, campeão do Apertura, e Defensor Sporting, campeão do Clausura.
O Defensor Sporting já conquistou o Clausura em duas oportunidades: 1997 e 2009. Em nenhuma das ocasiões os violetas conseguiram o título uruguaio. Agora o Defensor Sporting tenta quebrar esse histórico, para ir em busca do seu 5° título uruguaio. As quatro conquistas violetas aconteceram em 1976, 1987, 1991 e na temporada 2007/08, sendo esse último título na geração de Martín Silva e Diego de Souza, que também marcaram história na Copa Libertadores, quando eliminaram o Boca Juniors em plena Bomboneira, no jogo que ficou conhecido no Uruguai como "El Bombonerazo".
Defensor Sporting: Yonathan Irrazabal, Fernando Fajardo o Ramón Arias, Ramón Arias o Andrés Fleurquin, Néstor Moiragi, Robert Herrera, Federico Pintos, Diego Rodríguez, Diego Ferreira, Nicolás Olivera, Matías Britos e Ignacio Risso.
Técnico: Gustavo Díaz.
Técnico: Gustavo Díaz.
El Tanque Sisley: Ernesto Hernández, Martín Galain, Federico Velázquez, Guillermo Díaz, Mauricio Bruzzone, Andrés Aparicio, Gastón Martínez, Gonzalo Ramírez, Gastón Machado, Darwin Ramírez e Gonzalo Pizzichillo.
Técnico: Raúl Moller.
Técnico: Raúl Moller.
Gols: Federico Pintos, aos 11 minutos do 1T, Nicolás Olivera, aos 2 minutos, e Diego Ferreira, aos 19 minutos do 2T.
Nenhum comentário:
Postar um comentário