sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

NACIONAL NÃO SEGURA E PALESTINO VENCE A PRIMEIRA.


Nacional viajou até o Chile para enfrentar o Palestino nesta quinta-feira pelo primeiro jogo da primeira fase da Copa Libertadores. Porém, o resultado não foi nada bom: derrota por 1x0 e vantagem dos chilenos para o jogo de volta em um Gran Parque Central de portões fechados.

Optando por mais velocidade no ataque e marcação no meio-de-campo, Nacional esperou o Palestino em seu campo de defesa, mas foi quem arriscou e teve a chance de abrir o marcador primeiro. Um chute de longa distância de Juan Manuel Díaz estourou o poste esquerdo do goleiro Darío Melo e quase deixou os tricolores em vantagem.

Palestino não arriscava como fora o previsto, e muitas vezes preferia jogar mais seguro e não tentava o ataque, enquanto Nacional seguia seu plano de jogo. Os primeiros chutes só vieram perto dos trinta minutos, mas sem nenhum perigo. Até que aos 34, o zagueiro Diego Polenta chegou forte pra afastar a bola e acabou por atingir Marcos Riquelme. O árbitro entendeu o lance como uma agressão e aplicou cartão vermelho direto no jogador.

Restando mais de um tempo a ser jogado e com um a menos, a estratégia foi se trancar ainda mais na defesa. Sebastián Fernández e Carlos de Pena passaram a auxiliar muito mais na marcação pelos lados do campo, deixando Iván Alonso solitário no comando do ataque. E para cobrir a ausência no miolo de zaga, Diego Arismendi foi recuado para o setor.

Com um a mais em campo, o Palestino passou a se soltar mais no jogo. Alternava os lados da jogada e abusava da velocidade e dos cruzamentos pra área. E foi aí que Gustavo Munúa começou a aparecer de fato. Os chutes de longa distância que também foram utilizados como arma dentro da partida exigiram bastante do goleiro, como em uma emendada de primeira após cruzamento em escanteio vinda da direita.

O que restava ao Bolso era a espera por um erro ou que pegasse a defesa adversário desprevenida. E quase que a oportunidade que apareceu resultou o gol. Lançamento largo ao campo de ataque encontrou Sebastián Fernández em velocidade rumo ao gol. Não restou outra ação ao goleiro Melo do que sair do gol e chegar quase ao meio-de-campo pra tentar tirar a bola. No entanto, a bola rebateu e sobrou ainda ao atacante tricolor, que mesmo após perder alguns segundos, encontrou Iván Alonso livre perto da área. O artilheiro da equipe buscou seu lado esquerdo do gol, mas a bola raspou a trave e acabou por não entrar.

Pouco tempo depois, o gol tão buscado pelos chilenos finalmente chegou. Cruzamento de Díaz, pivô de Chaves e remate de Diego Rosende no canto esquerdo de Gustavo Munúa, que não teve nenhuma chance de defesa. Depois de aguentar por um bom tempo com um jogador a menos e de ter quase aberto o placar, Nacional se via em desvantagem em todos os fatores dentro do jogo.

Palestino optou por não se jogar tanto ao ataque, mas ainda permanecia no campo de seu adversário buscando um segundo gol que dificultaria e muito a tarefa do Nacional na competição. Munúa seguiu sendo extremamente exigido e foi o responsável pelo seu time não retornar ao Uruguai com uma derrota mais pesada.

A exibição esperada de um time que passeou no Apertura passado não aconteceu. Derrota mínima e sem seu titular absoluto na zaga, posição carente desde a saída de Rafael García. Alvaro Gutiérrez deverá mudar a equipe para se quiser daqui uma semana, avançar de fase e seguir sonhando com algo a mais dentro da competição.

Palestino: Darío Melo; Paulo Díaz, Matías Escudero, Germán Lanaro (17'′ Felipe Campos), Agustín Farías; Diego Rosende (31'′ Jason Silva), Mathias Vidangossy (17'′ Esteban Carvajal), César Valenzuela, Leonardo Valencia; Marcos Riquelme, Diego Chaves.
Treinador: Pablo Guede.

Nacional: Gustavo Munúa; Santiago Romero, Diego Polenta, Guillemo de Los Santos, Juan Manuel Díaz; Nicolás Prieto (29'′ Ribair Rodríguez), Gonzalo Porras, Diego Arismendi; Sebastián Fernández (42'′ José Aja), Carlos de Pena, Iván Alonso (45'′ Gonzalo Bueno).
Treinador: Alvaro Gutiérrez.

Gol: Diego Rosende aos 25 minutos do segundo tempo.

Cartão vermelho: Diego Polenta aos 34 minutos de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário