De volta á liderança! Se na temporada passada a equipe tricolor praticamente não teve o gostinho de ser líder ao menos uma vez no campeonato, agora já pode se dizer que tem. Com o tropeço do River Plate, Nacional agora é o primeiro colocado do Apertura depois de vencer sem contestações o Juventud de Las Piedras.
Se Rodolfo Arruabarrena continuava com seu esquema habitual tendo dois volantes que saem muito ao jogo, Mario Saralegui resolveu alterar seu esquema de jogo. Sabendo da maior qualidade de seu adversário, o treinador deixou cinco jogadores na defesa e outros quatro na meia-cancha, tentando não dar espaços ao Nacional e apostar na velocidade.
No entanto, a estratégia durou muito pouco e nem foi testada de fato. Isso porquê com apenas cinco minutos de jogo, Nacional abria o marcador. Tabela de Juan Manuel Díaz e chute forte e cruzado do lateral que colocava os tricolores na frente do marcador bem no início do jogo.
A abertura do placar transformou o jogo em mais fácil do que já se previa. Juventud teve de sair e não estava preparado para jogar no ataque. Nacional neutralizou muito bem qualquer jogada ofensiva que era produzida e saia tranquilo para jogar no campo ofensivo. Sem Nacho González, lesionado, Gonzalo Ramos entrou e cumpriu o papel á altura. Abrindo espaços, ótimo controle de bola e grande visão de jogo.
Sem pressa pra fazer o segundo, Nacional ia trabalhando a bola e chegando ao ataque cada vez mais. Já no segundo tempo, conseguiu fazer mais um. Cruzamento, ajeitada de Ramos e finalização precisa de Iván Alonso no canto de Góngora.
Juventud não mostrava reação e o empate era algo impossível de acontecer. Principalmente após Maximiliano Calzada enxergar Richard Porta e entregar um grande passe ao atacante que chutou bem cara-a-cara com o arqueiro.
Alejandro Reyes descontou minutos depois mas nada que pudesse animar os pedrenses. Vitória incontestável do Nacional que chega a liderança e que promete lutar muito para não deixa-la escapar. Ainda tem jogos duros no restante do torneio, como contra Defensor e Peñarol, mas mostrou que pode passar pelas adversidades.
Juventud de Las Piedras: Martín Góngora; Marcelo Rodríguez (46′ Jaime Báez), Darío Flores (35′ Matías Soto), Rodrigo Cabrera, Silvio Dorrego e Alejandro Reyes; Emiliano Romero, Cristian Latorre, Rodrigo Viega e Gastón Otreras; Marco Antônio (14'′ José María Franco).
Treinador: Mario Saralegui.
Nacional: Jorge Bava; Pablo Álvarez, Guillermo de Los Santos, Andrés Scotti e Juan Manuel Díaz; Maximiliano Calzada, Diego Arismendi (36'′ Rafael García) e Álvaro Fernández (27'′ Carlos de Pena); Gonzalo Ramos (18'′ Alvaro Recoba); Richard Porta e Iván Alonso.
Treinador: Rodolfo Arruabarrena.
Gols: Juan Manuel Díaz aos 5 minutos, Iván Alonso aos 7 do 2T e Richard Porta aos 26 do 2T; Alejandro Reyes aos 34 minutos do 2T.
Nenhum comentário:
Postar um comentário