sábado, 7 de setembro de 2013

COPERO Y PELEADOR! URUGUAI VENCE PERU!


URUGUAY QUE NO NI NO! Uruguai foi até Lima enfrentar a seleção da casa e mesmo após um início ruim, venceu um confronto importantíssimo para seguir o sonho de chegar ao Brasil em 2014. Nome do jogo foi, mais uma vez, Luis Suárez, que marcou os dois gols da vitória e agora é o artilheiro das Eliminatórias.

Peru iniciou melhor o jogo contra a Celeste. Jogando dentro de seus domínios, objetivo era afogar o Uruguai, marcando forte e não dando chance para que fiquem com a bola. A estratégia deu resultado nos primeiros minutos, no que ocasionou em uma bela chance criada por Paolo Guerrero e que terminou em um chute de Claudio Pizarro mas defendido por Fernando Muslera na cara do gol.

Meio-campo dava muito espaço para o Peru jogar e com Luis Ramírez começando muito bem o jogo e tendo um trio de ataque muito perigoso, era claro que as jogadas iriam acontecer. Gargano e Arévalo Ríos não iam tendo muito sucesso em proteger a zaga, e viram Guerrero sair na cara do gol após passe em profundidade e Muslera abafar bem o chute, salvando no que poderia ter sido facilmente o gol dos peruanos.

Para piorar ainda mais, em uma dividida ainda no começo do jogo, Diego Forlán sentiu fortes dores no tornozelo. Pediu para continuar, mas com 21 minutos, não aguentou e pediu para ser substituído. Em seu lugar entrou Christian Stuani, uma das novidades nas últimas convocatórias. Atacante, joga no Espanyol-ESP, e entrou no lugar de uma das maiores figuras da seleção.

A alteração inesperada, já que poderia se esperar talvez o ingresso de Tata González ou de Nico Lodeiro, melhorou a seleção dentro de campo. Tabárez mudou o sistema de jogo, do 4-2-3-1 que estava sendo executado, para um 4-4-2 em linha, com Stuani sendo médio-ala pela direita enquanto Cavani e Luis Suárez formavam a dupla de ataque.

Sendo assim, a Celeste preencheu um pouco mais o meio-de-campo e as jogadas pelas laterais não tinham tanta facilidade em ser criadas. Seleção ia recuperando mais a bola e tinha a posse da mesma por um maior período de tempo, conseguindo ficar no campo de ataque. Ainda assim, isso não impediu que Muslera fizesse outro milagre, desta vez em cabeceio do mesmo Pizarro.

Peru teve três chances ótimas de marcar no 1T e não aproveitou. E faltando cinco minutos, o Uruguai, em seu primeiro lance com perigo, chegou ao gol. Jogada individual sensacional de Luis Suárez dentro da área, e o atacante do Liverpool foi empurrado pelas costas. Penalty claro e marcado pelo árbitro. Na cobrança, o mesmo Luisito bateu bem e fez 1x0.

Melhor no jogo, Uruguai havia conseguido abrir o placar. E ainda ia ter mais uma vantagem no final do 1T. Falta em Suárez no finalzinho do tempo e Yoshimar Yotún resolveu brigar com o atacante. Jogou a bola em Luisito e resolveu agarrá-lo para levantar. Começou-se um princípio de uma briga que no final não ocorreu de uma maior forma. No entanto, os peruanos saíram no prejuízo com Yotún sendo expulso e, para a Celeste, apenas o cartão amarelo á Diego Godín, que fica fora contra Colômbia.

Na segunda etapa, o treinador da seleção peruana, Sergio Markarian, colocou Juan Manuel Vargas no lugar de Josepmir Ballón, tentando recompor a defesa. Mas isso não aconteceu, e no início do tempo complementar, só deu Uruguai. Com três minutos, passe de Suárez em contra-golpe puxado pelo mesmo, e Cristian Rodríguez ficou na cara. El Cebolla, no entanto, errou chutando em cima do goleiro e desperdiçou uma chance muito boa para que o segundo gol já fosse concluído.

Cavani também tentou em alguns lances. No primeiro, arriscou de fora da área uma remate forte, mas rasteiro, que foi fácil para Raúl Fernández defender. Mas um minuto depois, fez ótima jogada, invadindo a área depois de driblar um defensor peruano, e na hora do chute, jogou por cima do gol.

As oportunidades perdidas foram extremamente lamentadas a partida o momento em que o Peru resolveu arriscar tudo no jogo. Foi ao ataque e colocava bola dentro da área em todo momento, ou a rondava sempre. Uruguai, que estava mandando no jogo, começou a ter que conviver com o perigo da bola sempre estar perto de Muslera.

Depois de tantos gols perdidos, a próxima chance criada tinha de ser fatal. O segundo era o que a seleção precisava para dar um alívio dentro do jogo. E foi exatamente isso que aconteceu. Jogada puxada por Stuani pela direita, passa mais atrás para Suárez e um chute fortíssimo matou o arqueiro peruano e aumentou a vantagem para a Celeste.

Com tranquilidade pra jogar, seleção uruguaia começou a não ter tanta preocupação para atacar. Deixava o Peru chegar, e como tinham um homem a menos, iam deixar muitos espaços para contra-ataque. Cebolla Rodríguez acertou o travessão faltando quase dez minutos pro final, e que poderia garantir a vitória já à Celeste.

No entanto, o final do jogo ainda reservava muito. Aos 39 minutos, falta para o Peru perto da área e cobrança perfeita de Jefferson Farfán e desconto aos mandantes. Era o gol que precisavam para retomar com tudo ao ataque e tentar pelo menos o gol de empate, com o fim de não sair no prejuízo.

Mas Uruguai conseguiu se fechar bem. Não deixou o Peru chegar como já tinha ameaçado e garantiu o 2x1. Triunfo celeste fora-de-casa e que retoma o sonho de voltar a mais uma Copa do Mundo. Próximo adversário agora é a forte Colômbia, praticamente classificada. Tabárez tem problemas, como as possíveis ausências de Martín Cáceres e Diego Forlán, ambos por lesão, e da dupla de zaga titular, formada por Diego Lugano e Diego Godín, já que ambos receberam terceiro cartão amarelo.

ARRIBA CELESTE!

Peru: Raúl Fernández; Luis Advíncula (65′ Jhoel Herrera), Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Yoshimar Yotún; Josepmir Ballón (45′ Juan Manuel Vargas) e Rinaldo Cruzado; Paolo Guerrero, Luis Ramírez (65′ Paolo Hurtado) e Jefferson Farfán; Claudio Pizarro.
Treinador: Sergio Markarian.

Uruguai: Fernando Muslera; Maximiliano Pereira, Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres (36'′ Jorge Fucile); Walter Gargano (24'′ Alvaro González) e Arévalo Ríos; Edinson Cavani, Diego Forlán (25′ Christian Stuani) e Cristian Rodríguez; Luis Suárez.
Treinador: Oscar Tabárez.

Gols: Luis Suárez aos 42 do 1T e aos 21 do 2T; Jefferson Farfán ais 39 do 2T.

Cartão vermelho: Yoshimar Yotún aos 45 minutos do 1T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário