quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

LADISLAO MAZURKIEWICZ MORRE AOS 67 ANOS.


Uma lenda do futebol uruguaio e de toda a história do esporte bretão, Ladislao Mazurkiewicz, faleceu na madrugadas do dia 01, segunda-feira. O goleiro que defendeu a seleção uruguaia por vários oportunidades e que fez história no Peñarol tinha 67 anos.

Mazurkiewicz havia feito 67 anos há apenas uma semana. O arqueiro sofria de problemas respiratórios e já tinha sido internado anteriormente em algumas oportunidades, mas não havia deixado o hospital Asociación Española desde alguns dias. Ao passar dos dias, seu quadro de melhora não ocorreu e seu problema se agravaria cada vez mais.

A notícia do falecimento de Mazurkiewicz foi dada pelo jornalista Fernando Alvez: ''Acaba de se confirmar o falecimento de Ladislao Mazurkiewicz. Não tenho palavras, apenas tristeza imensa.''

A carreira de Mazurkiewicz se alongou por mais de 18 anos. Começou no Racing de Montevideo, mas seu auge foi no Peñarol, onde se transformou em um dos maiores ídolos do clube. Teve duas passagens pelo clube, a primeira de 1964 a 1971 e quando encerrou sua trajetória como jogador profissional, em 1981. Também havia jogado em outros clubes, como Atlético Mineiro, América de Cali, Granada e Cobreloa.

Em títulos, o goleiro venceu sete títulos com clubes e mais dois com a Celeste Olimpíca. Com o Peñarol, venceu praticamente tudo. Faturou o Campeonato Uruguaio por três oportunidades (1967, 1968 e 1981), a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental em 1966, além da Supercopa em 1969. Fora do Peñarol venceu o Brasileirão de 1971. Pelo Uruguai, em 1964 ganhou a Copa América sub-20 e a mesma competição, mas agora com a seleção principal, em 1967. 

Além disso, jogou a Copa do Mundo por três vezes. Em 1966, na Inglaterra, em 1970, realizada no México, onde junto com o Uruguai, ficou em quarto lugar, após perder as semi-finais para o Brasil, e por último, em 1974, na Alemanha Ocidental. Na mesma época, foi considerado o melhor goleiro já visto até então, superando até Lev Yashin, grande goleiro soviético, que já havia dito que Mazurkiewicz seria o seu sucessor.

Nos últimos anos, Mazurkiewicz não havia se envolvido muito com o futebol, justamente para não agravar sua doença, que já estava sem estado crítico. Sua última passagem foi justamente no Peñarol, quando foi treinador de goleiro onde exerceu a função de 1993 a 1997, na época em que o clube faturaria cinco campeonatos uruguaios consecutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário