Hoje pode se definir o Campeonato Uruguaio da temporada 2011/2012. Mas também pode ser adiada pra mais uma semana. O que apenas sabemos hoje é que, merecidamente, as duas melhores equipes do Uruguai , atualmente, irão disputar o título.
Formada por jogadores de extrema qualidade, a partida de hoje é uma esperança de um bom futebol jogado entre as duas equipes. Ao Nacional, apenas uma vitória basta para se sagrar mais uma vez o Campeão Uruguaio. Para os violetas, uma vitória garante o time nas finais, novamente contra o Nacional.
Nesta temporada, os tricolor e os Punta Carretas se enfrentaram duas vezes. E o equilíbrio permaneceu. As duas partidas foram mais difíceis ao Nacional, já que em ambas o tricolor empatou no final da partida. No Apertura, o Defensor estava com a vitória garantida a poucos minutos do fim, com um 2x1, mas ''Chino'' Recoba, que até então fazia sua segunda partida no retorno ao Nacional, deu um chute magnífico e deu o empate ao bolso. No Clausura, mesma situação. 2x1 ao Defensor no Centenário, e no final, uma falta, cobrada e Alexis Rolín novamente deu um ponto ao Nacional no encontro entre os dois.
Para o jogo, as duas equipes estão definidas. Pelo lado do Nacional, Gallardo preferiu não fazer muitas mudanças em relação a equipe que terminou as últimas partidas no Clausura. Uma surpresa pode ser destacada: titular em praticamente todo o Clausura, o jovem Darwin Torres ficará no banco para o experiente Diego Placente, que foi titular também, mas desta vez, no Apertura. Outro jogador que perdeu a vaga foi Israel Damonte. O volante argentino vinha jogando bem, até que uma lesão o tirou de vários jogos. Facundo Piríz entrou e foi um dos melhores do time, incluindo uma bela atuação no clássico contra o Peñarol, onde fez até gol. Por isso, o jogador formado nas categorias de base do tricolor será o titular, enquanto Damonte ficará como opção no banco de reservas.
E pelo lado de Gustavo Díaz, a situação não era muito diferente. Duas dúvidas, até poucos dias, não estava totalmente resolvida. Na lateral esquerda, Robert Herrera vinha sendo o titular. No entanto, o dono da posição, Diego ''Zurdo'' Rodriguez, que estava lesionado, se recuperou e está disponível pro jogo de hoje. A escolha feita por ''Chavo'' foi manter Herrera, e deixou ''Zurdo'', que está sem ritmo de jogo, no banco como uma opção para uma situação em que se exige jogadores com mais ofensividade. Outra situação como essa era no meio campo. Diego Ferreira e Andrés Fleurquin disputavam uma posição no meio de campo. A escolha foi também por um jogador que vinha sendo titular, que era Diego Ferreira.
O descanso também foi amigo das duas equipes. Jogadores lesionados puderam se recuperar graças as duas semanas sem jogo das duas equipes, devido aos jogos da seleção uruguaia. Para o Nacional, Jorge Bava, que estava lesionado no braço desde a partida do Peñarol, não jogou as últimas partidas do Clausura, Búrian foi o titular. Mas nesse meio tempo, Bava conseguiu se recuperar e hoje está escalado para iniciar a partida. No lado violeta, a situação foi a mesma com o atacante Matías Britos. Titular da equipe, desfalcou o Defensor nas últimas partidas do Clausura, devido a uma lesão no tornozelo. Agora, já recuperado, formará o ataque titular junto a Ignacio Risso.
O estádio para ver o grande jogo estará cheio. Até o momento, 45 mil ingressos foram vendidos. Agora, estão sendo apenas vendidos no Centenário.
PRINCIPAIS JOGADORES
Nico Olivera
Craque. É o enganche para o jogo de hoje e municiará Risso e Britos no ataque, mas pode decidir sozinho, como já fez no campeonato.
Álvaro Recoba
Como Olivera, é craque. Também será o enganche, e terá a ajuda de Matías Cabrera nesta tarefa. Chutes de longa distância podem ser muito perigosos para Irrazabal.
O QUE FALARAM:
Ignacio Risso: ''Estamos acostumados a jogar finais com todos contra nós e recorrer a tudo para ganhar o campeonato.''
Facundo Piríz: ''Fizemos um bom campeonato e fomos líder da Tabla Anual, o que nos dá uma vantagem. Agora temos que aproveita-la.''
Gustavo ''Chavo'' Díaz: ''Sabemos que não temos uma margem de erro, e por isso temos que jogar tudo o que podemos nessa partida. A equipe está forte.''
Marcelo ''Muñeco'' Gallardo: ''Não tem sentido mudar a equipe se eles estão jogando bem. Os jogadores sabem que todos tiveram oportunidade.''
ÚLTIMA FINAL
A última final entre as duas equipes foi no Campeonato anterior. A situação era a mesma. O Defensor havia ganhado o Apertura e o Nacional, o Clausura, e havia sido líder da Tabla Anual. O jogo foi no estádio Centenário. A partida acabou com um 1x0 para o Nacional, com gol de Tabaré Viudez de falta, e assim, garantiu o título.
ESCALAÇÕES
Defensor Sporting: Yonatan Irrazabal; Pablo Pintos, Nestór Moiraghi, Ramon Arias e Robert Herrera; Diego Ferreira, Federico Pintos, Diego ''Torito'' Rodriguez e Nicolas Olivera; Matías Britos e Ignacio Risso.
Treinador: Gustavo Díaz.
Nacional: Jorge Bava; Christian Nuñez, Alexis Rolín, Andres Scotti e Diego Placente; Facundo Piríz, Maximiliano Calzada, Matías Cabrera e Álvaro Recoba; Tabaré Viudez e Richard Porta.
Treinador: Marcelo Gallardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário