Luis Alberto Suárez Días, Luisito ou só Suárez, hoje jogador do Liverpool, já defendeu o Nacional do Uruguai, Groningen e Ajax da Holanda.
Luisito cresceu em Salto, uma cidade que fica a 500Km de Montevidéu. Em 2005 Suárez iniciou sua carreira no Nacional de Montevidéu, com 19 anos. Já em 2006 “El pistolero” foi jogar na Holanda, primeiramente no Groningen, um ano depois já estava em um clube grande Holandês, o Ajax. O jogador estreou pelo Uruguai em 2007 nas Eliminatórias da Copa.
Na sua estréia na Eredivisie pelo Ajax, Luisito marcou um gol, deu três assistências e sofreu uma penalidade, ou seja, decidiu o jogo. Na estréia no Amsterdam Arena contra o Heerenveen ele fez dois gols, levando a torcida ao delírio. Seu primeiro hat-trick foi contra o Willem II.
Em 2010, Suárez chamou atenção dos grandes clubes, ajudou o Uruguai a chegar na semi final da Copa do Mundo e ainda foi o melhor jogador/artilheiro da Eredivisie com 35 gols em 33 partidas.
Nas quartas-de-final da Copa, Suárez ficou conhecido mundialmente, isso se já não era. O atacante estava na defesa tentando afastar o perigo do ataque Ganês no final do jogo, quando uma bola foi cabeceada em sua direção e Luisito meteu as mãos e foi expulso. Quando estava saindo de campo viu que o jogador Ganês tinha perdido pênalti e a partida iria para a prorrogação, indo a loucura. O final do jogo a maioria já conhece, Uruguai classificado para semi final da Copa do Mundo de 2010. Com isso Luisito virou herói da partida e da seleção na Copa. Suárez ainda acabou a Copa do Mundo com três gols.
Em 2011 o Ajax aceitou uma proposta por volta de R$61 Milhões por Suárez e o Uruguaio acabou transferido para o Liverpool da Inglaterra. Em mais uma estréia em sua carreira Luisito acabou marcando o primeiro gol com a camisa dos Reds, na vitória de 2x0 sobre o Stoke City.
Atualmente Luisito é titular absoluto do Liverpool e do Uruguai. O jogador está disputando a Copa América 2011 na Argentina e já marcou três vezes pela Celeste, coincidentemente as três contra o Peru, uma na fase de grupos e as outras duas na semi final, disputada hoje em La Plata, onde o Uruguai venceu por 2 a 0 e garantiu vaga na final da competição.
Gracias Luisito, Gracias.
ResponderExcluirJoga muito.
ResponderExcluirLembrando que ele agora tem 20 gols pela Celeste. Scarone e Abreu, os maiores artilheiros, têm 31. Deve chegar fácil e provavelmente passá-los antes da Copa.
ResponderExcluirJá é um dos meus ídolos
ResponderExcluirhttp://bit.ly/mTpZrb
ResponderExcluir